Rua Dr. Garibaldi Cunha, 97 Centro | Araxá MG
+55 34 3662 0699
+55 34 98411 6262
O mundo está se tornando cada vez mais digital e online. E essa verdade chegou como tendência no mercado Contábil e já está se tornando uma realidade. Mas qual a diferença destas modalidades com a Contabilidade tradicional? Vejamos a seguir!

O mundo está se tornando cada vez mais digital e online. E essa verdade chegou como tendência no mercado Contábil e já está se tornando uma realidade. Mas qual a diferença destas modalidades com a Contabilidade tradicional? Vejamos a seguir!

A vários anos que a contabilidade vem passando por transformações. Os serviços contábeis vêm acompanhando a revolução tecnológica e as principais tendências do mercado global.

Mas até que ponto as diferentes modalidades “reinventadas” para a prestação de serviços contábeis podem interferir no meu negócio? Qual a melhor modalidade de contabilidade para a minha empresa? Eu posso escolher com qual contabilidade quero trabalhar, ou isso vai depender do meu tipo de negócio?
Estas e outras perguntas vamos responder ao longo da matéria. Continue lendo!

CONTABILIDADE TRADICIONAL

Vamos começar pela Contabilidade Tradicional. A própria palavra já nos remete a algo convencional, comum, habitual.

Até a poucos anos atrás, esta era a única forma de exercer a contabilidade e os serviços contábeis, caracterizada principalmente por ser “presencial”, por isso é também chamada de “Contabilidade Presencial”.

Aqui, normalmente existe um ambiente físico, na maioria das vezes chamado de “Escritório Contábil” ou “Escritório de Contabilidade”, preparado para atendimento presencial dos clientes e execução das demandas.

Obviamente que além do atendimento presencial, são utilizados outros canais de interação com o cliente, como o telefone e o e-mail. Contudo, a principal característica dessa modalidade é justamente a proximidade pessoal, ainda muito valorizada por determinados nichos de pessoas e empresas.

Aqui, para se ter uma ideia, ainda é muito utilizado o papel e impressões de documentos. Também se usa muito o famoso “malote” com as demandas, rotinas e obrigações diárias que o “Office Boy” do escritório transita para lá e para cá.

Em outras palavras, Contabilidade tradicional é a relação Contador/Cliente, na qual a presença física é ainda fundamental para a execução dos serviços.

Quais empresas precisam manter-se na Contabilidade Tradicional?

Geralmente, empresas de considerável estrutura que necessitam manter em seus estabelecimentos documentos relacionados aos departamentos fiscal e financeiro, devido ao volume de informações. Também empresas que há grande demanda de Departamento Pessoal e Expediente (movimentação de documentos). Empresas assim dependem dessa pessoalidade, onde escritórios contábeis ainda não conseguem executar todas as demandas nos ambientes “digitais” e “online”, conforme veremos abaixo.

Contabilidade tradicional, digital ou online? Saiba a diferença para o seu negócio!

CONTABILIDADE ONLINE

Já a alguns que esta terminologia – Contabilidade Online vem se estabelecendo como um modelo válido de prestação de serviços contábeis no Brasil, e ganhando força avassaladora, principalmente por utilizar como principal recurso e diferencial: a INTERNET.

Ela se dá por meio virtual e a plataforma oferecida pelo prestador de serviço se torna o ambiente no qual o contratante irá buscar sanar as necessidades da sua empresa.

Nessa modalidade, a contratação geralmente é feita online, assim como todos serviços prestados: cálculo de pró-labore, emissão de notas fiscais, emissão e pagamentos, tributos e obrigações, envio de declarações, etc.

Aqui, normalmente o cliente tem acesso a uma plataforma na qual ele mesmo alimenta e acompanha toda a movimentação financeira da empresa, e essa mesma plataforma é integrada à do Contador, para integrações contábeis, como também suporte às conciliações bancárias dentre outros recursos mais.

E em muitas das vezes, a relação Cliente/Contador se dá também por meio dessa mesma plataforma, apesar de que aqui, os escritório contábeis estão adotando a prática do “Omnichannel”, que resumidamente é a disponibilização de vários canais de atendimento ao cliente de forma integrada, onde uma determinada demanda pode ser tratada sequencialmente por e-mail, chats, tickets, plataforma, mensageiros (WhatsApp, Messenger, Skype), etc.

Quais os tipos de empresas que se encaixam na Contabilidade Online?

Microempreendedores Individuais (prestadores de serviços), Profissionais Liberais, Microempresas e empresas de pequeno porte, são candidatas perfeitas a migrar-se para a Contabilidade Online. Principalmente pelo fato de estarem enquadrados no regime tributário do “Simples Nacional”.

Algumas empresas de Lucro Presumido também se enquadram na Contabilidade Online.

CONTABILIDADE DIGITAL

E a Contabilidade Digital? Não seria a mesma coisa que Contabilidade Online, apenas uma nomenclatura diferente?

Definitivamente não. São duas modalidades similares, porém distintas, com muitas semelhanças e diferenças. Vamos entender melhor.

Acima percebemos que o termo online indica serviços interligados de à internet ou ambiente virtual. Já o conceito “digital” está atrelado às demandas que podem ser executadas mediante a utilização de ferramentas tecnológicas. Ou seja, a contabilidade digital está ligada mais à eficiência dos processos, enquanto a contabilidade online está relacionada às obrigações acessórias.

A contabilidade digital é uma modalidade recente no mercado brasileiro, tanto quanto a online. Começou a ganhar força com as mudanças das instituições governamentais como, a implantação do e-Social, da Nota Fiscal 4.0 e mais antigo e já estabelecido, o SPED, dentre outros.

Resumindo, ela é a união da tecnologia com o serviço eficiente do contador para oferecer uma melhor experiência contábil para a sua empresa, visando ganhos incríveis em produtividade, agilidade e economia, como por exemplo na diminuição gigantesca de impressão de papéis.

E quais são os negócios que se encaixam na utilização da Contabilidade Digital?

Podemos ser sinceros? Praticamente todos! Entendemos:

Muitos escritórios consideram esta modalidade como o “meio-termo” entre a Contabilidade Tradicional e a Contabilidade Online. Não estão errados. Entretanto, preferimos considerar como uma “mescla” das duas, pois o “meio-termo” sugere que ela faz um pouco de cada.

Mas a verdade é a Contabilidade Digital é complementar, ou seja, ela complementa tanto uma (a tradicional) quanto a outra (a online), pois o que indica se o escritório está usando ou não uma contabilidade digital para o seu negócio, são as ferramentas que ele utiliza para agregar VALOR aos seus serviços prestados.

Uma Contabilidade Digital oferece uma série de recursos, ferramentas, dashboards analíticos, agregadores e suprimentos que automatizam processos, reduz custos e otimizam resultados, tanto para o serviço que o seu contador está lhe prestando, quando para o crescimento do seu negócio.

Ou seja, a Contabilidade Tradicional ganha muito ao agregar SERVIÇOS DIGITAIS, como também a Contabilidade Online, pois ambas têm as suas limitações, o que as tornarão mais eficazes, são justamente as ferramentas digitais que serão agregadas a elas.

 

Esperamos ter esclarecido as diferenças entre estas três modalidades de prestação de serviços contábeis, e te ajudado a refletir sobre qual o melhor modelo para o seu negócio.

Se quiser saber mais detalhes sobre cada uma das modalidades, ou até mesmo fazer uma avaliação para ver se o seu negócio está utilizando a melhor contabilidade para vocês, entre em contato com a gente por um dos nossos canais de atendimento disponíveis.

Nossa equipe fará uma análise prévia do seu negócio e te mostrará como você pode evoluir, migrando a sua contabilidade!

E se esta matéria foi útil para você, compartilhe-a com seus amigos e colegas de trabalho. Ela poderá ser útil também a mais pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: