Rua Dr. Garibaldi Cunha, 97 Centro | Araxá MG
+55 34 3662 0699
+55 34 98411 6262

Levantamos uma questão fundamental no mundo dos negócios: a relação saudável entre empresas e escritórios contábeis.

 

Este é um assunto um tanto quanto polêmico no mundo contábil. Existe um código de ética, instigado pelo próprio Conselho Federal de Contabilidade – CFC, que reinou por muitos anos, e ainda reina para uma grande parcela dos escritórios contábeis: a ideia de prospecção não é muito bem quista por eles. Na contabilidade ainda existe a cultura de que novos clientes devem ser adquiridos na base da indicação.

A relação entre Contador e Empresário é uma das mais antigas do mundo dos negócios, é uma relação baseada em muita confiança. Afinal, é o contador quem cuida de assuntos vitais como as obrigações com o fisco, relação com as finanças, documentação etc., colaborando assim com a regularidade administrativa da empresa.

Para muitos, o contador é tido como um grande parceiro do empresário, até por ser uma das pessoas mais a par da gestão da empresa.

Contudo, pode chegar um momento em que esta relação não atenda mais as expectativas. E quando isso ocorre, é comum a troca de Contador. E assim como é direito do empresário escolher um novo escritório contábil, também é direito de do Contador encerrar ou não renovar o contrato com empresas que não se alinhem à sua forma de trabalhar. Vamos entender os dois lados da moeda, para sabermos o que levaria uma troca de contabilidade.

O LADO DA EMPRESA

Quando falamos empresa, incluímos aqui qualquer empreendedor que tenha um negócio comercial, não necessariamente um empresário. Pode ser um Profissional Liberal, Um Microempreendedor Individual, um Autônomo, uma Doméstica, enfim, qualquer pessoa física ou jurídica que se utiliza de serviços contábeis como: folhas de pagamento, Departamento Pessoal, obrigações tributárias, Imposto de Renda etc.

Pode ser que em determinado momento, os serviços prestados pelo atual contador não esteja suprindo as necessidades reais do negócio. Isso pode ocorrer devido a vários fatores como alguns dos exemplos abaixo:

  • O empreendimento aumentou muito, aumentando assim a demanda. Mas o escritório contábil não se reestruturou para continuar atendendo a empresa neste novo patamar, e os serviços começam a atrasar.
  • Serviços começam a sair errado com frequência e a relação começa a se desgastar.
  • A empresa descobriu uma nova modalidade de contabilidade, como a Contabilidade Online e Digital, e gostaria de migrar para este novo formato, mas o seu atual contador ainda não se adequou a este novo formato e não consegue lhe atender.
  • Ou até mesmo desgaste natural por vários anos de relação. Aí chega um ponto que a empresa gostaria de vivenciar uma nova experiência com outro contador.Tudo isso é muito possível de acontecer, dentre outras causas mais. E assim, é natural que a empresa busque outro escritório para continuar os serviços.

O LADO DO CONTADOR

Nem sempre a troca de contabilidade é determinada pela empresa. Esta, pode muito bem se ver obrigada a ter que correr atrás de outro contador porque o seu atual preferiu encerrar a prestação dos serviços. Vejamos alguns exemplos:

  • Sabemos que existem empresas e empresas. E quando um escritório contábil se depara com um empresa complicada, difícil de lidar, com tendência a postergar compromissos, atrasar com as obrigações, sabotar o próprio negócio, este contador sabe que esta será uma relação curta, pois não há nada mais desanimador trabalhar para empresas desorganizadas.
  • Outro motivo que leva um contador a desistir da empresa, são os atrasos: atrasos no fornecimento de documentos e dados para o processamento dos seus serviços; atraso de honorários contábeis. Enfim, empresas que não se importam muito com prazos e compromissos.
  • Existem contadores que também tem senso de realidade, e quando percebem que não estão dando conta do serviço, preferem ser transparentes. Eles mesmos dão um prazo para que seu cliente encontre outro escritório, e assim entregam a pasta.

Enfim, Existem motivos para todos os lados. É natural das relações humanas. E quando isso ocorre, é necessário haver a troca.

TROCAR OU NÃO TROCAR: EIS A QUESTÃO!

Todo empresário sabe que a contabilidade é essencial para a regularidade da empresa nos âmbitos municipal, estadual e federal. Sem uma boa gestão contábil, é impossível garantir a saúde financeira do negócio, ter clareza sobre as receitas, custos, fluxo de caixa, tributos, rentabilidade etc. No entanto, nem sempre os serviços de contabilidade contratados acabam atendendo as expectativas do seu negócio.

Mas afinal, devo trocar de Escritório Contábil?

A má notícia é que não temos resposta definitiva para esta pergunta, por ser relativa. Mas a boa notícia é que temos outras questões que poderão te ajudar a tomar a melhor decisão. Afinal de conta, não são as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas corretas! Reflita:

• Trocar o meu escritório de contabilidade tradicional por outro prestador de serviço convencional vai resolver os problemas da minha empresa?
• Mudanças podem até ocorrer, mas será que vai atingir o nível de dinamismo que o meu negócio precisa?
• Quanto isso irá me custar a médio e longo prazo?
• Como é o acesso ao novo contador?
• Como é sua estrutura?
• Qual a sua capacidade técnica?
• Tem boas referências comerciais?

Contudo, se existe uma única razão para a sua empresa migrar para outra contabilidade, esta razão se chama TECNOLOGIA!

Se você tem outros motivos que te forçam a ter que buscar outro Contador para lhe atender, o certo é que mude mesmo. Mas a verdade é que trocar um escritório contábil por outro que prestam os mesmos serviços convencionais, talvez não seja a sua melhor escolha.

Se você precisa de praticidade no atendimento, agilidade, qualidade na prestação dos serviços e custos justos de honorários contábeis, a melhor opção é investir na CONTABILIDADE ONLINE ou CONTABILIDADE DIGITAL!

Com o avanço tecnológico da última década, estas novas modalidades da Contabilidade surgiram convenientemente para melhorar cada vez mais a gestão contábil, fiscal e até mesmo financeira dos negócios. E isso já não é mais uma tendência, e sim uma realidade!

Trabalhar no ambiente virtual oferece maior praticidade, agilidade e segurança. Os documentos são digitalizados e guardados em nuvens e servidores seguros. As plataformas oferecem gráficos completos e relatórios em tempo real. Os sistemas contábeis geralmente são integrados com os softwares de gestão empresarial, e isso oferece integração precisa, inclusive com sistemas de órgãos públicos, como o da Receita Federal por exemplo.

E isso é só alguma das vantagens. Existem muito mais!

CN ONLINE E CN DIGITAL

O Centro de Negócios é pioneiro em Araxá e região, quando se trata de evolução dos serviços contábeis. Somos a primeira empresa contábil na cidade a introduzir a Contabilidade Online e Contabilidade Digital.

Se você é de Araxá ou região, venha conhecer nossos serviços e saiba as soluções que podemos lhe oferecer.

Entre no site e faça uma simulação para saber se sua empresa está apta a migrar para a Contabilidade Online. Ou então entre em contato conosco e verifique se no seu caso, a melhor opção é a Contabilidade Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: